sábado, 7 de abril de 2012

Escola de Artes

Pois é.
Finalmente a escola de Artes de Mossoró foi inaugurada. Fruto de décadas de luta dos artistas mossoroenses, especialmente os de teatro, a escola promete revigorar a cena teatral da cidade formando novos atores para alimentar os elencos dos grupos de teatro local e da região oeste de nosso Estado e do vizinho Ceará. Eu particularmente sou um entusiasta dessa política de formação de novos artistas e de aperfeiçoamento dos que já estão na estrada. Estudo e prática são duas vertentes necessárias aos que querem realizar trabalho profissional e de qualidade. Conhecimento é fundamental para arte contemporânea, afinal, como afirmou recentemente o diretor teatral Bob Wilson "interrogar é parte intrínseca da nossa arte".
Antes, um processo de seleção de professores meio confuso, que começou meio as avessas, com uma análise de currículo e depois uma prova didática/teórica (?)...enfim. Na inauguração, lindas obras dos artistas Nora Aires e Marcelo Amarelo, não ouvi música, não vi ninguém dançar, mas muitos representaram. A tal da aula inaugural com o Stênio Garcia, foi lamentável, o pobre homem não disse coisa como coisa. Descreveu alguns exercícios de técnica teatral praticados na década de 1960, disse que tinha formado os atuais atores da cidade de Mossoró, fez pose pra uma foto com os colegas e sumiu. Acho até que de vergonha pelas besteiras que disse.
Bom, mas o que importa realmente é que a Escola de Artes está aí pra servir a comunidade mossoroense e, principalmente aos artistas da cidade. Só espero que a classe artística saiba tirar o melhor proveito possível deste magnífico equipamento, pra mim, está mais do que claro que a luta continua....

E viva o Teatro.
E viva a luta dos artistas mossoroenses.

Soxtô como é bom lutar por aquilo que a gente gosta!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Metamorfose no Cafezal




Metamorfose no Cafezal

Na quinta-feira, 12 de abril, às 22h, a Cia. Escarcéu de Teatro fará a ultima apresentação do recital: Metamorfose, no espaço do Cafezal (Memorial da Resistência). O espetáculo  faz uma releitura das canções de Raul Seixas. A apresentação faz parte da programação do projeto Recitando no Cafezal do Corredor Cultural da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Metamorfose é uma encenação poética que propõe realizar uma incursão na obra do Cantor e Compositor Raul seixas. O recital será permeado por uma reflexão sobre aspectos sócio cultural e estético que influíram na produção artística da cultura nacional brasileira, abordando o universo onírico da Vanguarda das décadas de 1960 e 1970.

Raul Seixas foi um artista revolucionário, conhecido como novo “aeon”, terminologia usada para denominar o nascimento da era astrológica de aquário, cantada nos versos da juventude rebelde que inspirava uma crença pela liberdade através de uma perspectiva visionária. Inspirada nesta premissa, a Cia Escarcéu proporcionará aos seus espectadores, por meio da realização do recital Metamorfose, um olhar particular sobre a poesia de Raul Seixas.

A atriz Lenilda Sousa, que dirige a montagem diz: “Sabemos que a poesia de Raul Seixas ficou impressa na história brasileira como um ideal de liberdade, e marcou a juventude de varias gerações”. E sobre a estética do recital explica que: “trabalharemos com a técnica das paisagens sonoras e da dança coral. Desta forma será criada uma nova dinâmica para interpretar as canções de conhecimento do público”.

 “Acredito que fãs, ou não, do Raul Seixas vão curtir o nosso recital. Vale a pena conferir o Metamorfose porque tá uma ‘viagem’ muito bacana de fazer. Esperamos uma boa participação do público, afinal, a música de Raul fez história econtinua tocando na memória do nosso povo. Em qualquer lugar se pode ouvir um: Toca Raul! E é isso que vamos fazer!” é o que diz a atriz da cia. Camila Paula.

Ficha Técnica:

Direção: Lenilda Sousa ;

Roteiro: Ile Santos e Lenilda Sousa ;

Atrizes: Camila Paula e Jeanemeire Eufrásio da Silva ;

Atores: Nonato SantosRoberlilson Paulino Silva, Ilê Santos;

Execução Musical: Gisele Lima, Gaby Viegas, Roberlilson Paulino;

Canto: Gisele Lima e Gaby Viegas;

Vocais: Elenco

Iluminação: Odara Santos
 

Nos Confins do Horizonte

Estamos preparando nosso novo espetáculo. Nos Confins do Horizonte . O espetáculo  é resultante de investigações cênicas e experimentaçõe...