quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ciganos em Apodi/RN



Nesta sexta-feira, 01 de março, através do Prêmio Funarte Artes Cênicas nas Ruas e apoio da Prefeitura Municipal de Apodi por meio das secretarias de Turismo e Cultura, a companhia Escarcéu de Teatro (Mossoró) realizará apresentação do espetáculo 'Ciganos' no patamar da Igreja Matriz de Apodi às 19h.
Às 17h, antes da apresentação, a companhia realizará uma roda de conversa sobre a dramaturgia e o processo de criação e montagem do espetáculo 'Ciganos' com atores e demais interessados da cidade de Apodi. Este momento será coordenado pelo diretor Nonato Santos e terá participação da Associação Raimunda Dantas - ong que desenvolve trabalhos sociais voltados para a arte sob direção do ator Alex Peteka.
O Espetáculo ‘Ciganos’ representa a experimentação de novos caminhos e linguagens teatrais. A experiência surge do desejo de falar sobre uma cultura pouco conhecida na região, mas, muito rica em costumes, crenças e tradições. O espetáculo mostra a partir de elementos cênicos, a realidade de um povo nômade que caminha pelo mundo compartilhando experiências e conhecimentos.
O personagem principal Kali, terá que superar obstáculos e vencer desafios, que contribuirão para o seu amadurecimento. Ao receber de sua mãe a missão de encontrar e trazer para o seu povo, a estrela de cinco pontas, símbolo sagrado na cultura cigana, ele precisa ouvir os seus conselhos e seguir suas recomendações, seu destino final e o encontro com Ânima, com quem encontrará a estrela. Nesse caminho Kali cruzará com o velho da encruzilhada, a cigana Romani, a sedutora Luna e o Feiticeiro Cigano, cada um desses contribuirá através de um símbolo e ensinamento para sua jornada. Kali chega ao seu destino final, trazendo para o seu povo o símbolo tão desejado, a estrela de cinco pontas, e reencontra a sua amada, a cigana Esmeralda.
A apresentação faz parte do projeto 'Ciganos nas ruas' aprovado no Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2013 e consiste em uma turnê de circulação do espetáculo por cidades dos Estados do RN, CE e PB.
"Sábado passado estivemos em Angicos, onde o público nos recebeu muito bem. Apresentamos para mais de 350 pessoas: jovens, adultos, crianças, idosos... Todos muito atenciosos e felizes com a nossa arte, o que nos faz muito felizes também!" É o que diz a atriz Camila Paula.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ciganos em Angicos/RN

Próxima apresentação
dia 23 de fevereiro na Cidade de Angicos/RN
às 20:30 hs - Na praça da Matriz 
Oficina na Escola Municipal Maria Odila 
Das 14:30 às 16:30 hs


Nos Confins do Horizonte

Estamos preparando nosso novo espetáculo. Nos Confins do Horizonte . O espetáculo  é resultante de investigações cênicas e experimentaçõe...