sexta-feira, 18 de novembro de 2011

OS CIGANOS VOLTAM DO CHILE

Companhia Escarcéu de Teatro retornou ontem a Mossoró após dez dias de apresentações no 7º Encontro Internacional de Teatro no Cerro de Achuppala na cidade de Viña Del Mar


Os 11 integrantes foram convidados para apresentar a arte mossoroense durante evento


Já estão em Mossoró os 11 integrantes da Companhia Escarcéu de Teatro que participaram do 7º Encontro Internacional de Teatro no Cerro de Achuppala na cidade de Viña Del Mar. Os artistas viajaram no dia 5 e só desembarcaram em terras chilenas no dia seguinte.

No dia 9, foi feita a primeira apresentação. O espetáculo “Ciganos”, que conta a história e a cultura do povo gitano, foi encenado para artistas do mundo inteiro. No dia 12, foi a vez do espetáculo “Bagaço do engenho”, que também atuarão nas intervenções artísticas nas feiras e escolas, oficinas e festas.

O 7º Encontro Internacional de Teatro do Chile foi realizado pela companhia de teatro Mandragora, com a sede localizada em Achupalla. Participaram também do evento, outros grupos brasileiros de Minas Gerais e São Paulo, além de companhias do Peru, Colômbia e do próprio Chile.

Na tarde do dia 11, aconteceu o famoso “Carnaval”, que para a organização é um dos momentos mais importantes do festival. Os grupos participantes e moradores de Achupalla saíram em cortejo pelas ruas da cidade de Viña Del Mar, comemorando o encontro e convidando todos a participar do evento.

“Foi muito enriquecedora a troca de conhecimento com atores de vários países. A América tem uma diversidade cultural muito grande. É bom sabermos que enfrentamos problemas parecidos de companhias de outros países, no que se diz fazer teatro, e o mais importante é saber que o teatro que produzimos em Mossoró se encontra no nível similar das principais produções teatrais latino-americanas” relatou o diretor da Companhia Escarcéu, Nonato Santos.

A programação do encontro era composta por oficinas, apresentações, festas e intervenções artísticas, realizadas em algumas escolas da cidade, com o objetivo de mostrar que a arte também é uma forma de educar, afirmou Cristian Mayorga, diretor do evento. Os músicos da companhia, Mazinho Viana e Regina Casaforte, alegraram as noites cantando músicas de diversos ritmos brasileiros.

Para o ator Makcion Muller, a experiência foi única. “Conhecer o Chile foi uma oportunidade impar, porque nos proporcionou a oportunidade de um contato com outra cultura, sobretudo para a minha profissão”, disse.

Para ele, uma das piores coisas foi o frio que impossibilitou que o grupo aproveitasse mais a cidade e nas próprias apresentações, já que estas foram encenadas em espaço aberto. Mas nem isso foi suficiente para impedir que os artistas vivessem seus momentos de turistas. Aproveitaram para visitar todos os pontos turismos da cidade, estendendo até o município vizinho de Val Paraíso, onde visitaram a casa do poeta Pablo Neruda.

A companhia retornou a Mossoró na madrugada de ontem, trazendo na bagagem muito conhecimento e experiências para compartilhar com todos, relatou o elenco do grupo.


Fonte Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos Confins do Horizonte

Estamos preparando nosso novo espetáculo. Nos Confins do Horizonte . O espetáculo  é resultante de investigações cênicas e experimentaçõe...